Visita Técnica

Uma equipe da Polícia Civil de Roraima esteve nesta quarta-feira, dia 22, em visita técnica no Fórum Criminal, localizado no bairro Caranã, para conhecer as instalações da Sala de Depoimento Especial. A meta é implantar uma sala similar na estrutura da PCRR.

A comitiva, coordenada pela delegada titular da DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), Jaira Farias, também contou com a presença da diretora do Dopes (Departamento de Operações Especiais), delegada Cândida Magalhães e o chefe do NTI (Núcleo de Tecnologia da Informação) da PCRR, Mozar Pinho.

Conforme a delegada Jaira Farias, o objetivo da visita é conhecer as instalações para poder replicar o modelo dentro da DPCA, causando o menor dano possível às crianças e adolescentes vítimas de violência e que precisam ser ouvidas nos procedimentos criminais.

Para Cândida Magalhães, a sala é mais uma maneira de tornar o atendimento às vitimas mais humanizado e também obedecer a lei que determina a Escuta Especializada.

“Estamos vendo quais são os equipamentos especializados para que possamos replicar o modelo justamente para evitar a revitimização de criança ou adolescente, onde eles vão ter um espaço especializado, separado, para serem ouvidos dentro das delegacias” disse a delegada.

Em sua avaliação, Jaira Farias falou da importância da sala.

“O que queremos é que essa vítima, ao chegar, se sinta acolhida ao máximo, tente falar a verdade dos fatos da forma mais tranquila possível, mais serena e que prejudique o mínimo possível o seu emocional, o seu psicológico. Por isso, estamos trabalhando para a criação de um ambiente acolhedor e que, ao mesmo tempo, possamos combater as pessoas que estão cometendo esses crimes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo