Na última sexta-feira, 1° de setembro, as forças de Segurança Pública de Roraima deram início à Operação Paz, uma ação conjunta coordenada pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), com o objetivo de reforçar os esforços já em andamento pelo Governo de Roraima para reduzir os IMVI (Índices de Mortes Violentas Intencionais).
A coordenação da Operação Paz em Roraima está a cargo da Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e envolve a PCRR (Polícia Civil de Roraima), a PMRR (Polícia Militar de Roraima), o CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima), a PP (Polícia Penal), por meio da Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania), e o Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
O secretário de Segurança Pública, André Fernandes, enfatizou que a Operação Paz será realizada de setembro a dezembro deste ano, podendo ser ampliada para 2024, com o objetivo principal de direcionar os esforços policiais para ações de inteligência, prevenção e repressão de crimes relacionados às mortes violentas intencionais.
Ele afirmou que “Com esta ação, esperamos reduzir as mortes violentas intencionais, incluindo homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte, latrocínios e até mortes decorrentes de intervenção de agentes do Estado, em todo o Brasil”.
O delegado-Geral da Polícia Civil, Eduardo Wayner, destacou que os índices de homicídios estão em declínio em Roraima e que recentes pesquisas mostram resultados positivos dos investimentos do Governo do Estado em segurança pública.
Ele explicou que a Polícia Civil tem priorizado o uso da inteligência policial e tecnologia para combater o tráfico de drogas.
“Paralelamente, além disso, temos esclarecido crimes de homicídios, resultando na prisão de infratores, muitos deles ligados a organizações criminosas. O trabalho no Sistema Prisional também tem mantido esses criminosos isolados, sem contato externo. Fora as ações da Polícia Militar, de forma ostensiva, continuamente nas ruas. Em resumo, as forças de Segurança estão concentradas no combate à criminalidade, o que se reflete na redução dos homicídios.”
A Operação Paz está sendo realizada em 15 municípios de Roraima e em outros 11 estados da federação.