Nova operação integrada destrói aeronave suspeita em área de tráfico e garimpo em Roraima

Em uma nova operação integrada realizada ontem, dia 14, as forças de segurança localizaram e destruíram mais uma aeronave de pequeno porte na região do Truarú, zona rural de Boa Vista, Roraima. A ação foi conduzida pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes) e do Denarc (Departamento de Narcóticos), com o apoio da PRF (Polícia Rodoviária Federal), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Força Nacional de Segurança Pública.

O avião, modelo Skylane, prefixo PU-MKT, estava escondido sob copas de árvores em uma pista clandestina, próxima ao local onde outra aeronave havia sido destruída um dia antes.

Segundo o delegado titular da DRE, Marcus Albano, a nova operação foi deflagrada após a equipe receber denúncias sobre a existência de outra aeronave na região.

“Iniciamos as diligências para confirmar a denúncia, formamos as equipes e localizamos a aeronave escondida e sendo vigiada por duas pessoas”, detalhou o delegado.

Os dois homens foram identificados como sendo R. S. N., de 39 anos, e W. O. L., de 26 anos. Eles admitiram que estavam sendo pagos para vigiar o avião, mas, segundo o delegado, ambos se recusaram a revelar quem era o proprietário da aeronave.

A equipe do IBAMA, com suporte das equipes policiais, realizou a destruição imediata da aeronave, amparado pelo Decreto nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais. A destruição tem como objetivo impedir a reutilização do equipamento em práticas ilícitas, como tráfico de drogas e apoio logístico ao garimpo ilegal.

O delegado Albano destacou ainda que a operação representa mais um avanço no combate ao crime organizado na região.

“Essas ações integram esforços para coibir o tráfico de drogas e a exploração ilegal de recursos naturais, protegendo o meio ambiente e a segurança da população”, afirmou.

Os dois homens encontrados no local foram conduzidos à sede da Polícia Federal em Boa Vista. Segundo o delegado, as investigações continuam para identificar os responsáveis pela aeronave e suas ligações com atividades criminosas.

“Essa foi a segunda aeronave destruída na região em dois dias consecutivos, reforçando a ofensiva das forças de segurança contra crimes ambientais e tráfico na zona rural de Boa Vista. A DRE vai continuar o seu trabalho de investigação em busca daqueles transportes que foram feitos por essas aeronaves. A investigação não para agora, houve a destruição e esse foi um golpe muito certeiro em toda a engrenagem do tráfico de drogas. Além do tráfico, claro, garimpo, armas. Essa nossa ação não houve apreensão de drogas, mas a consideramos com sucesso muito grande, pois desarticulamos a logística do tráfico de drogas. Isso é tão importante quanto aprender grandes quantidades de entorpecentes”, disse o delegado.

SECOM RORAIMA
Texto
: Ascom/PCRR
Fotos: Ascom PCRR

Pular para o conteúdo