JANEIRO BRANCO :Polícia Civil e Sesp promovem palestra com foco na saúde mental dos servidores

5 de fevereiro de 2026

A PCRR (Polícia Civil de Roraima) em parceria com Sesp (Secretaria de Segurança Pública) promoveram, na manhã desta sexta-feira, 30, no auditório da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), uma ação alusiva ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre saúde mental. A iniciativa visa à promoção da saúde mental e da qualidade de vida no ambiente de trabalho dos servidores da instituição.

Conforme o delegado-geral adjunto Luciano Silvestre, a iniciativa tem como objetivo fortalecer o cuidado com a saúde mental dos policiais civis, reconhecendo os desafios inerentes à atividade policial e a importância do equilíbrio emocional para o desempenho profissional e pessoal.

“É uma parceria que envolve diversas instituições na área da segurança pública, para orientar os colegas a ter uma qualidade de vida e também como lidar com suas emoções, tendo em vista que a atividade policial é extremamente tensa. Isso não é apenas uma ação de bem-estar, é uma responsabilidade institucional”, destacou.

A diretora do CQV (Centro de Qualidade de Vida), major do Bombeiro Militar, Sandra Menezes, enfatizou a importância do cuidado com a saúde mental e destacou que a meta do novo secretário de Segurança Pública, Vinícius Souza, é fortalecer as ações voltadas aos cuidados com os profissionais de segurança pública.

Durante o evento, foram realizadas palestras com profissionais convidados, abordando temas relacionados ao autocuidado, à prevenção do adoecimento psicológico e às exigências da rotina policial, apresentadas pelas palestrantes, a psiquiatra Maria Vauliam e a psicóloga Geórgia Mezomo Paz.

Para a psiquiatra Maria Vauliam, que ministrou o tema “Atividade Policial: sobre viver em alerta”, destaca que a reflexão sobre as emoções e o cuidado com a saúde mental reflete diretamente na vida profissional e pessoal.

“Quando se trata de segurança pública de modo geral, esse público às vezes esquece de cuidar de si. Esse tipo de iniciativa é um momento de parar e refletir sobre suas emoções, com sua saúde mental. O que facilita a lidar com as questões do dia a dia, mas não só do trabalho, mas também na sua vida pessoal de uma forma geral”, destacou.

A psicóloga Geórgia Mezomo Paz, uma das palestrantes, atua desde 2018 com foco na saúde mental de profissionais da segurança pública.

Durante sua palestra enfatizou a importância dos cuidados com a saúde emocional do policial. Ela realizou una dinâmica, que envolveu os profissionais para uma reflexão sobre a importância de não negligenciar esses cuidados.

A agente de polícia Jeane Brito, que participou da ação, destacou ser “importantíssimo” falar sobre saúde mental.

“Principalmente para policiais que atuam diretamente com tantas situações difíceis, e vivem numa rotina diária de alerta, e as emoções não são para esconder ou negligenciá-las, mas para administrá-las. As palestrantes foram pontuais nas suas falas, evidenciando que devemos buscar o equilíbrio, aprender a desenvolver, a ressignificar”, ressaltou.

SECOM RORAIMA

JORNALISTAS: Neuzelir Moreira e Melissa Gomes

FOTOGRAFIA: Ascom/PCRR

Acessar o conteúdo