20 de julho de 2024
Uma investigação realizada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da equipe da SIOP (Seção de Investigação e Operação) da POLINTER (Delegacia de Polícia Interestadual) resultou no cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor de J. B. G., de 36 anos, por descumprimento de Medida Protetiva de Urgência no contexto da violência doméstica.
De acordo com a diretora do DOPES (Departamento de Operações Especiais), que está respondendo pela Polinter, delegada Cândida Magalhães, o homem é acusado de agressão contra a ex-companheira.
A mulher de 23 anos, procurou a DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e requereu a Medida Protetiva de Urgência. Ela vinha sendo acompanhada pela Patrulha Maria da Penha. No entanto, o acusado, em companhia de mais quatro pessoas foi ao apartamento da ex-mulher, arrebentou a porta e a agrediu violentamente, coagindo-a a retirar a Medida Protetiva.
Os acusados fugiram do local e a mulher pediu ajuda da Polícia, sendo conduzida ao hospital. Posteriormente, procurou novamente a Polícia e comunicou o descumprimento da Medida que foi oficializada à Justiça, que decretou sua prisão.
O homem responde a outro processo criminal, mas conseguiu escapar do cerco policial por duas vezes. No entanto, os policiais da Polinter conseguiram prendê-lo quando ele foi ao CPP (Centro de Progressão de Penal) para assinar e atualizar seu endereço.
Segundo a delegada “além de espancar a companheira, o acusado, de posse de uma arma de fogo, ameaçou matar o cunhado. A mãe da vítima, temendo pela vida da filha, a mandou para fora do Estado. Todos os familiares da vítima estão apavorados e com muito medo de Jonas.
O acusado foi apresentado na DEAM, onde teve sua prisão formalizada.