AÇÃO INTEGRADA: Forças de segurança prendem líder de facção e desarticulam grupo criminoso em Rorainópolis

20 de outubro de 2025

Uma operação integrada das forças de segurança de Roraima resultou na prisão de um dos principais líderes de uma facção criminosa e na desarticulação de seu núcleo na região sul do Estado. A ação, realizada nesta quinta-feira, dia 16, foi coordenada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima) e envolveu a PMRR (Polícia Militar de Roraima), a PP ( Polícia Penal), da SEJUC (Secretaria de Justiça e Cidadania) e a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado).

A força-tarefa é coordenada pelo DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior). Segundo o diretor, Márcio Amorim, a operação representa um duro golpe contra o crime organizado na região de Rorainópolis.

Foram presos D.A.L.M., de 25 anos, apontado como “Geral do Estado” na hierarquia da organização criminosa, responsável por coordenar integrantes dentro e fora do sistema prisional; também W.P.A., de 34 anos, e I.L., de 27 anos. Dois dos suspeitos estavam diretamente envolvidos no furto de armas, munições e materiais táticos de um policial, que chegaram a ser oferecidos para venda a outros membros da facção.

Segundo o delegado Titular de Rorainópolis, Hans Hellebrandt, que coordenou a operação, a ação evidenciou a organização e o alcance do grupo criminoso.

“Durante as investigações descobrimos que os suspeitos mantinham uma residência funcionando como boca de fumo, onde recebiam instruções de líderes presos e armazenavam drogas e material ilícito. Essa prisão representa um duro golpe contra a facção e um avanço significativo para a segurança da população”, destacou.

No local, os policiais apreenderam cerca de 2,8 kg de drogas, incluindo pasta base de cocaína, cocaína pura e skunk, munições, carregadores e uma algema pertencentes ao policial vítima do furto. Também foram encontrados sete bilhetes, conhecidos como “catataus”, utilizados pela facção para transmitir ordens entre membros em liberdade e presos.

Os três suspeitos foram conduzidos à delegacia de Rorainópolis, onde foi lavrado o APF (Auto de Prisão em Flagrante) pelos crimes de tráfico de drogas, organização criminosa e posse de munição de uso restrito.

O delegado reforçou que as ações integradas continuarão.

“Nosso trabalho é permanente. Vamos seguir firmes no enfrentamento às organizações criminosas e na proteção da sociedade roraimense”, afirmou.

Os presos foram encaminhados para Audiência de Custódia.

SECOM RORAIMA

Texto: ASCOM/PCRR

Fotos: PCRR

Acessar o conteúdo