6 de janeiro de 2026
Uma ação integrada entre a PCRR (Polícia Civil de Roraima) e a PCMA (Polícia Civil do Maranhão), por meio da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual), resultou no cumprimento de mandados de prisão em desfavor de C.D.S.R., de 27 anos, no último domingo, dia 04, no município de Açailândia, no Estado do Maranhão.
O homem possui condenação criminal em Roraima pelos crimes de roubo e posse ilegal de arma de fogo, com mandado de prisão expedido pela VEP/TJRR (Vara de Execução Penal) do (Tribunal de Justiça de Roraima). Além disso, havia contra ele mandado de prisão preventiva expedido recentemente pelo plantão judiciário da Comarca de Açailândia, vinculada ao TJMA (Tribunal de Justiça do Maranhão), onde é acusado de ser mandante de um homicídio.
A prisão foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Alexandre Matos, e ocorreu de forma integrada com a DH (Delegacia de Homicídios) de Açailândia, a Força Tática da PMMA (Polícia Militar do Maranhão) e a ALI (Agência Local de Inteligência) do 26º BPM (Batalhão de Polícia Militar).
Embora possua condenação criminal em Roraima, C.D.S.R. também é investigado pela PCRR pela prática de roubo e extorsão qualificada, crimes ocorridos em abril do ano passado em uma casa de câmbio no bairro Pricumã e em uma residência no bairro Jóquei Clube, em Boa Vista. Nesses fatos, ele é apontado como um dos autores, em conjunto com o comparsa M.C.S., sendo que, nesse caso específico, apenas o comparsa possuía mandado de prisão expedido pela Justiça de Roraima.
Nos crimes investigados, as vítimas foram mantidas em cárcere privado, sofreram grave ameaça e tiveram valores em dinheiro, aparelhos celulares e equipamentos eletrônicos subtraídos, além de serem obrigadas a realizar transferências bancárias via PIX.
Ressalta-se que C.D.S.R. encontrava-se foragido do sistema prisional do Maranhão, e não de Roraima, circunstância que reforçou a necessidade de atuação integrada entre as forças policiais dos dois Estados.
Crime no Maranhão – No Maranhão, C.D.S.R. é apontado como mandante de um homicídio ocorrido no dia 18 de dezembro de 2025, em um estabelecimento comercial conhecido no município de Açailândia.
A vítima, Lucas Esdras Carvalho da Silva de Jesus, foi assassinada enquanto dormia em um dos quartos do local. Com o avanço das investigações, a Polícia Civil do Maranhão identificou o envolvimento de C.D.S.R. como mandante do crime, sendo representada pela expedição de mandado de prisão preventiva, deferido pelo Poder Judiciário.
A partir do compartilhamento de informações com a Polinter/PCRR, e após diligências investigativas, o investigado foi localizado e preso.
Comparsa preso em Goiás
No dia 29 de dezembro de 2025, uma ação integrada daPolícia Civil de Roraima, por meio do 2º Distrito Policial e da Polinter, resultou no cumprimento do mandado de prisão preventiva contra M.C.S., de 32 anos, no Estado de Goiás.
Ele é comparsa de C.D.S.R. nos crimes de roubo e extorsão investigados em Roraima.
Atuação criminosa interestadual
As investigações apontam que C.D.S.R. e M.C.S. são oriundos do município de Açailândia (MA) e possuem ligação com organização criminosa, sendo considerados indivíduos de alta periculosidade. Ambos teriam se deslocado para Roraima, onde passaram a praticar crimes graves, de forma semelhante à atuação criminosa já registrada no Estado de origem.
SECOM RORAIMA
Texto: Ascom/PCRR
Fotos: Ascom/PCRR

