AÇÃO INTEGRADA: Polícia Civil realiza Operação Angatu no Baixo Rio Branco para combater pesca ilegal

Uma ação integrada coordenada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), em parceria com a PMRR (Polícia Militar de Roraima), por meio da CIPA (Companhia Independente de Policiamento Ambiental) e de policiais da
2ª CPIFRON (Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira), a SESP (Secretaria de Segurança Pública) e a FEMARH (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), deflagrou, ao longo desta semana, a “Operação Angatu”, voltada para a fiscalização de atividades pesqueiras no Rio Jufari, localizado na região do Baixo Rio Branco.

De acordo com informações da delegada titular da DPMA (Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente), Maryssa Batista, o principal objetivo da ação foi combater a pesca ilegal e a instalação irregular de empreendimentos turísticos que exploram a região de forma inadequada, além de promover a preservação das comunidades locais e a conservação ambiental da área.

“Essa operação teve início após reclamações de entidades que apontavam os riscos e danos da pesca indiscriminada na região”, informou a delegada.

Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais utilizados na pesca e equipamentos de empreendimentos irregulares. Entre os itens confiscados estão quatro motores elétricos, quatro motores de popa e quatro embarcações de seis metros.

A autuação administrativa foi realizada pela equipe da FEMARH junto com a CIPA.

A operação identificou duas pessoas responsáveis pelas atividades ilegais, que responderão nas esferas administrativa e criminal.

O empreendimento, segundo a delegada, foi embargado e só poderá voltar a funcionar após obter as licenças necessárias junto a FEMARH.

A delegada Maryssa Batista, ressaltou a importância dessas fiscalizações contínuas para a preservação ambiental.

“A pesca ilegal causa um desequilíbrio ecossistêmico significativo, por isso é nosso dever combatê-la. Ações como essa serão intensificadas na região para garantir que as atividades pesqueiras ocorram de forma sustentável e dentro da legalidade”, afirmou a delegada.

Ainda segundo a delegada, a equipe da FEMARH também verificou a instalação irregular de empreendimentos turísticos, muitos dos quais não atendiam às normas ambientais exigidas para operar na região. Maryssa Batista reforçou a necessidade de maior controle e fiscalização para evitar o impacto negativo no meio ambiente e nas comunidades ribeirinhas.

A operação contou com o apoio logístico e operacional da PMRR, que auxiliou na identificação dos pontos críticos ao longo do rio e no apoio às ações de apreensão dos materiais irregulares.

“As operações de fiscalização e combate à pesca ilegal, assim como a verificação de empreendimentos irregulares, seguirão sendo intensificadas pela Polícia Civil de Roraima e pelos parceiros institucionais ao longo dos próximos meses, com o objetivo de proteger os recursos naturais e garantir a segurança das comunidades locais”, ressaltou a delegada.

OPERAÇÃO ANGATU – O nome da operação na língua Tupi Guarani significa paz e bem-estar.

SECOM RORAIMA
Texto