Uma investigação realizada pela PCRR (Polícia Civil de Roraima), que integrou policiais lotados no DOPES (Departamento de Operações Especiais), DPJC (Departamento de Polícia Judiciária da Capital), Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual), GRI (Grupo de Resposta Imediata) e a Polícia de Lethem, na República Cooperativa da Guiana, possibilitou localização e restituição de um veículo S-10 furtado em Boa Vista.
A ação ocorreu na manhã de terça-feira, dia 18, quando a diretora do Dopes, delegada Cândida Magalhães, foi à cidade fronteiriça, acompanhada de uma equipe da Polinter, para oficializar a restituição do veículo furtado no Brasil.
O furto aconteceu na madrugada do dia 09 de junho, no bairro Cinturão Verde, em Boa Vista. Logo após o crime, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, foi possível confirmar que o veículo tinha sido levado para Lethem.
Os autores foram identificados pelos agentes do DPJC, através do GRI (Grupo de Resposta Imediata), que realizou o flagrante dos suspeitos e com as informações obtidas dos infratores, foi possível localizar o veículo em Lethem, no dia 13 deste mês.
Para recuperar o veículo, conforme destacou diretora do Dopes, foi necessária uma mediação entre as equipes do Dopes e DPJC da PCRR e os agentes da Polícia de Lethem.
“A Polícia Civil através do contato direto com o chefe da guarda de Lethem possibilitou a confirmação de que o veículo estava naquele país. A Polícia de Lethem realizou as diligências e o localizou, o que permitiu a restituição célere do veículo ao proprietário” disse a delegada Cândida.
De acordo com informações da diretora, o comandante do policiamento da 9ª Região em Lethem, Raphael Yoland Rose, destacou a importância do trabalho em parceria com a PCRR e afirmou que pretende fortalecer ainda mais a parceria com a Polícia de Roraima e realizar mais operações exitosas como esta.
Para a diretora do Dopes, essa parceria busca otimizar os trabalhos entre as instituições policiais dos dois países e contribuir para a segurança na região.
“O sucesso desta investigação destaca a importância da cooperação internacional no enfrentamento do crime transfronteiriço e demonstra o compromisso da PCRR e da Guiana em trabalhar em conjunto para o combate de crimes nos dois países”, reforçou a delegada.
Para ela, a ação da polícia mostra a eficiência do combate ao crime, mesmo em região de fronteira.
“Isso demonstra, sim, a importância da integração das Polícias. E mostra que não adianta mais praticar o crime aqui em Roraima e fugir para Venezuela ou para Guiana, nós conseguiremos identificar. Uma vez que aumentaram muito esses roubos, a gente agora vai ter mais essa atenção para realmente conseguir localizar e recuperar os produtos destes furtos ou roubos”, concluiu a delegada.
AUTORES DO CRIME – Os autores do crime foram identificados como sendo os irmãos J. W.O. S., de 20 anos e M. S. B., de 19 anos. Os policiais civis conseguiram localizar e prender um deles, M S. B., que confessou o crime, em conluio com seu irmão J. W.O. S. Disse ainda que os dois venderam o veículo por R$ 5 mil em Lethem, para um guianense. Ele foi autuado em flagrante pela delegada Simone Arruda pelo crime de furto qualificado e encaminhado para Audiência de Custódia que decretou sua prisão preventiva.