PESSOAS DESAPARECIDAS: Servidores da PCRR participam de capacitação de processo de busca e localização de desaparecidos

Servidores da PCRR (Polícia Civil de Roraima) participaram da primeira edição do Curso de Investigação Policial Aplicada à Busca e Localização de Pessoas Desaparecidas, promovida pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública) em Brasília (DF).

O curso, que foi realizado de 29 de julho até esta sexta-feira, 2 de agosto, abrange desde o atendimento às famílias até os encaminhamentos pós-localização e visa tornar o processo de busca e localização mais rápido e eficiente.

Da Polícia Civil de Roraima, participaram o delegado Marcus Albano e o chefe do NIPD (Núcleo de Investigação de Pessoa Desaparecida), Edson Montalvão.

“Esse evento tem o objetivo de aprimorar as habilidades de conhecimentos dos profissionais envolvidos na missão vital de encontrar e resgatar os indivíduos desaparecidos. Nossa presença foi extremamente importante para o desenvolvimento de técnicas e estratégias eficazes para enfrentar desafios com maior eficiência e precisão”, disse o delegado Marcus Albano.

A capacitação foi elaborada por um grupo multidisciplinar e experiente de profissionais, com base nas diretrizes do Caderno Temático de Referência: Busca de Pessoas Desaparecidas e Investigação de Desaparecimento de Pessoas, considerado um material pioneiro sobre o assunto publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro de 2023.

Para o delegado Marcus Albano, o curso terá um avanço significativo para melhor eficiência no processo de investigação e busca para a população roraimense.

“Essa capacitação proporcionou uma atualização valiosa sobre todos os procedimentos mais avançados e as melhores práticas no campo da investigação e operação de busca. É um passo significativo para a nossa Polícia Civil, de melhorar a resposta da nossa equipe, garantindo que possamos atuar com maior rapidez e eficácia para a segurança da população”, destacou.

A capacitação contou com a participação de policiais dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal. Está prevista mais uma edição do curso para 2024, com a participação de mais 40 policiais da Forças de Segurança. Para 2025, o planejamento do MJSP é ministrar outras cinco edições da capacitação.

JORNALISTA:
 Melissa Gomes