OPERAÇÃO DOG HEAD: Polícia Civil de Roraima prende caminhoneiro apontado como integrante de rede de tráfico de drogas interestadual

Uma ação integrada entre a PCRR (Polícia Civil de Roraima) e a PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), deflagrada nas primeiras horas desta terça-feira, dia 10, resultou no cumprimento de duas ordens judiciais, uma de busca e apreensão e outra de prisão. A operação, denominada Dog Head, prendeu um caminhoneiro de 61 anos, apontado como integrante de uma organização criminosa responsável pelo transporte de drogas entre o Norte e o Centro-Oeste do Brasil.

De acordo com informações prestadas pelo delegado adjunto da DRE (Delegacia de Repressão ao Entorpecentes), Júlio César da Rocha, a prisão aconteceu no bairro Airton Rocha, Zona Oeste da capital roraimense.

A ação contou com a participação de Policiais da DRE, do DENARC (Departamento de Narcóticos), do GRT (Grupo de Resposta Tática) e do DECOR (Departamento de Repressão ao Crime Organizado) da Polícia Civil do Distrito Federal.

Segundo o delegado, o caminhoneiro S. B. F., de 61 anos, era considerado um dos responsáveis pela logística de transporte do grupo criminoso.

O delegado do DECOR, do Distrito Federal, Diogo Cavalcante informou que as investigações revelaram que o caminhoneiro atuava no transporte de grandes quantidades de entorpecentes, sendo uma peça-chave na distribuição da droga para outras regiões do país.

“A Operação Red Dog, coordenada nacionalmente pela Polícia Civil do Distrito Federal, teve como objetivo desarticular uma sofisticada rede criminosa que atuava no tráfico interestadual de drogas. O grupo realizava o transporte de entorpecentes do Norte até o Centro-Oeste, com distribuição para outras regiões, especialmente o Nordeste”, detalhou Cavalcante.

A operação coordenada em Brasília, objetivou cumprir ao todo 78 mandados judiciais, sendo 25 de prisão temporária e 53 de busca e apreensão, em desfavor de integrantes de uma organização criminosa responsável por tráfico de drogas interestadual, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico e integração em organização criminosa, com atuação no Distrito Federal e ramificações em outras unidades da Federação, incluindo Brasília-DF, Goiânia-GO, Senador Canedo-GO, Trindade-GO, Maceió-AL, Timbau do Sul (PIPA)-RN, Manaus-AM, Boa Vista-RR e Tabatinga-AM.

“O alvo preso em Roraima era um dos responsáveis pela logística de transporte da organização criminosa. Graças ao trabalho da equipe de investigação e à troca de informações com outras forças policiais, conseguimos desmantelar parte significativa dessa rede”, afirmou o delegado Diogo Cavalcante.

Além das prisões, em outros Estados, a operação resultou na apreensão de drogas e na coleta de elementos de provas contra os envolvidos. Contas bancárias relacionadas à organização criminosa também foram bloqueadas, além da apreensão de bens utilizados no esquema.

Além da prisão do suspeito, foram apreendidos pelos policiais em Roraima celulares e mídias eletrônicas.

O caminhoneiro foi encaminhado à sede da DRE, onde teve o mandado de prisão formalizado e será apresentado na Audiência de Custódia nesta quarta-feira, dia 11.

OPERAÇÃO DOG HEAD

A operação recebeu o nome Dog Head, em referência a uma região conhecida como Cabeça do Cachorro, localizada no extremo noroeste do Brasil, na divisa com a Colômbia, Peru e Venezuela, no Estado do Amazonas. Essa área é considerada estratégica para o tráfico de drogas, atuando como ponto de passagem e distribuição de entorpecentes adquiridos pelas organizações criminosas.

Segundo o delegado Diogo Cavalcante, as investigações apontam que a organização criminosa utilizava empresas fictícias na região da Cabeça do Cachorro para movimentar grandes somas de dinheiro, direcionadas à compra de drogas e ao fortalecimento das atividades ilícitas da facção.

Foto: Ascom PCRR