APERFEIÇOAMENTO: Escola técnica do SUS capacita 70 policiais civis em curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático

Teve início na manhã desta segunda-feira, 19, a 4ª edição do Curso de APH Tático (Atendimento Pré-Hospitalar Tático) promovido pela Polícia Civil de Roraima por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa, em parceria com a Sesau (Secretaria de Saúde) e a Etsus (Escola Técnica do SUS em Roraima). O curso reuniu 70 policiais civis com o objetivo de capacitar operadores de segurança pública em situações de emergência.

A cerimônia de abertura contou com a presença de Luciano Silvestre, delegado-geral em exercício, Ellan Wagner, secretário de Segurança, D’Angela Kotinscki, diretora-geral da Etsus, e Elivania Aguiar, diretora do Departamento de Polícia Especializada, além dos instrutores, monitores e policiais participantes.

Segundo o delegado-geral em exercício, Luciano Silvestre, o curso de APH Tático é uma iniciativa crucial para a Polícia Civil, solicitada pela Delegacia-Geral à Secretaria de Saúde.

“Setenta policiais civis serão capacitados para prestar um atendimento adequado em situações críticas, como lesões ou disparos de arma de fogo. Eles aprenderão técnicas essenciais para salvar a própria vida e a de colegas em operações, minimizando riscos fatais”, afirmou.

De acordo com a diretora do DPE, a delegada Elivania Aguiar, as aulas estão sendo ministradas por oito instrutores experientes vindos de Brasília, com foco na atuação em cenários de crise.

“Este curso é de extrema importância para todos os policiais civis. No curso de formação de 2004, o APH Tático não fazia parte da grade curricular, mas, com o novo curso, ele passou a ser uma disciplina obrigatória. Agora, 70 policiais civis estão sendo preparados para lidar com qualquer tipo de emergência durante operações policiais”, explicou.

As atividades, direcionadas especialmente aos operadores de segurança pública, continuarão até o dia 24 de agosto, com uma programação que inclui aulas teóricas e práticas.

Para o coordenador geral do curso, Pablo Randel Gomes, a capacitação abrange desde emergências simples até as mais complexas, sempre alinhada à realidade enfrentada pelos agentes policiais.

“A importância deste curso está na capacitação dos profissionais de segurança pública para atenderem emergências em áreas de conflito, seja ajudando colegas ou a si próprios. Durante a semana, os policiais participarão de aulas teóricas, exercícios práticos, simulados e oficinas, com o objetivo de transmitir todo esse conhecimento aos operadores de segurança pública de Roraima”, destacou.

SECOM RORAIMA
Jornalista
: Melissa Gomes 
Fotógrafo: Ascom PCRR

Pular para o conteúdo