30 de abril de 2025
A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da Delegacia de Pacaraima, prendeu na manhã desta quarta-feira, dia 30, o venezuelano U.R.D.A., de 47 anos, por descumprimento de medida protetiva, ameaça, perseguição e violência psicológica contra sua ex-companheira, de 38 anos.
Conforme as investigações coordenadas pelo delegado titular de Pacaraima, Valdir Tomasi Rosa, o homem vinha praticando atos contínuos de violência desde dezembro de 2024, quando a vítima registrou o primeiro boletim de ocorrência relatando ameaças, injúrias e o uso de uma faca para intimidá-la. Em janeiro deste ano, a mulher voltou à Delegacia relatando novos episódios, afirmando que estava sendo perseguida em casa e no local de trabalho, sendo constantemente ameaçada de morte.
Com base nesses relatos, foi solicitada na Delegacia uma Medida Protetiva de Urgência e concedida pela Justiça.
No entanto, mesmo com a determinação judicial em vigor, U.R.D.A., teria voltado a perseguir a vítima em diversas ocasiões, inclusive em locais públicos como mercados e igrejas, muitas vezes portando objetos como pedras e facas, o que intensificou o medo da mulher.
A vítima, segundo o delegado, voltou a procurar ajuda da polícia em fevereiro e abril deste ano, registrando novos boletins de ocorrência. Diante da reincidência e da gravidade da situação, o delegado Valdir Rosa representou pela prisão preventiva do agressor, medida que foi deferida pela Justiça e cumprida nesta quarta-feira.
“O comportamento do investigado configurava uma escalada de violência e desobediência à decisão judicial. A prisão foi fundamental para interromper esse ciclo e garantir a segurança da vítima”, afirmou o delegado.
O venezuelano foi localizado e preso na sede de Pacaraima e, posteriormente, apresentado na Audiência de Custódia.
SECOM RORAIMA
TEXTO: Ascom/PCRR
FOTO: Ascom PCRR