20 ANOS PCRR: Governo de Roraima empossa 196 novos policiais civis

Marcada na história da PCRR (Polícia Civil de Roraima), a posse de 196 novos policiais civis ocorreu nesta sexta-feira, dia 19, no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras). Esta é a segunda turma de policiais que ingressa na instituição, que também comemora hoje 20 anos de institucionalização, dando posse a novos delegados, agentes de polícia, escrivães, peritos, auxiliares de perito e de necrópsia que farão parte do quadro de segurança pública.

O governador Antonio Denarium expressou sua satisfação e contentamento com os novos servidores que agora reforçarão o efetivo da Polícia Civil.

“É o segundo concurso da história da polícia civil. Como governador do Estado, fico feliz com a posse de novos policiais civis. É um trabalho integrado que está dando certo. Hoje é um dia de parabenizar a Polícia Civil pelos 20 anos de criação, que tem uma história muito bonita”, disse o governador.

A nova turma de efetivos participou de um curso de formação, concluído após seis meses. De acordo com a delegada-geral Darlinda de Moura Viana, a posse irá auxiliar na reestruturação da Polícia Civil.

“É uma satisfação imensurável, hoje, como delegada-geral, dar posse aos novos policiais para que possamos oxigenar a instituição e oferecer uma melhor entrega à sociedade, com agilidade e presteza, dando uma nova cara para a Polícia Civil que começa hoje”, disse a delegada-geral.

A delegada destacou também os desafios enfrentados durante os 20 anos da instituição e o interesse em renovar ainda mais o quadro de servidores.

“Há 20 anos, quando iniciamos, não tínhamos estrutura nenhuma e construímos as unidades do zero. São 20 anos de construção de unidades, procedimentos, atendimento. Tudo isso foi construído por cada um de nós, policiais civis que hoje ainda se encontram na ativa. O interesse agora é que possamos fazer uma renovação mais cadenciada e não esperar mais tempo para um novo concurso público”, ressaltou Darlinda.

DURANTE A CERIMÔNIA

Em um evento marcado pela emoção, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) comemorou 20 anos de institucionalização. Reconhecendo o trabalho dos policiais que estão há 20 anos servindo a população na rotina diária da Polícia Judiciária, o Consupol (Conselho Superior de Polícia), representado pela delegada-geral, Darlinda de Moura Viana, homenageou 126 servidores, entre os dez cargos que compõem a Instituição, pelo comprometimento e produtividade prestados à PCRR, no período de 1º de maio de 2023 a 1º de maio de 2024.

Na classificação, o Departamento de Polícia Judiciária do Interior foi reconhecido como o melhor departamento; a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente como melhor unidade em produtividade percentual; a Delegacia de Bonfim recebeu o certificado de melhor unidade em instauração percentual de inquérito policial; a delegacia de Normandia foi premiada como a melhor unidade em resolutividade percentual de inquérito policial; a Delegacia de Repressão a Entorpecentes como melhor unidade em prisões exclusivas da PCRR; e a Central de Flagrantes se destacou como a melhor unidade em prisões efetuadas.

A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher recebeu homenagem dupla: como a melhor unidade em instauração de inquéritos policiais em números absolutos e como a melhor unidade em resolutividade de inquérito policial em números absolutos. O 1º Distrito Policial foi reconhecido pelo maior número de atendimentos ao público em geral.

Emocionada, a delegada-geral destacou o comprometimento pessoal de cada policial.

“São 20 anos de serviço. São 20 anos vivendo o dia-a-dia de cada delegacia e, mesmo tendo passado por tantas coisas, nossa Polícia Civil continua se superando em números, seja de atendimento, seja de instauração e resolução de inquéritos, investigações complexas aliando tecnologia e expertise humana, prisões, e tantas outras funções. Por isso, acredito que essa é uma singela homenagem mediante a tantas vidas dedicadas à proteção da nossa população”, disse.

20 ANOS DE HISTÓRIA

Em 2001, a Polícia Civil teve sua estrutura regulamentada pela lei complementar 055, que dispunha sobre a lei orgânica, delimitando suas funções institucionais: investigatória, criminológica, criminalística e preparatória da ação penal, estabelecendo que essas funções só poderiam ser desempenhadas por ocupantes da carreira que a integra.

No artigo 31 da referida lei, foram definidos os dez cargos essenciais para integrar os quadros da instituição, com previsão de 1750 vagas distribuídas nos seguintes cargos: delegado de polícia civil, médico-legista, odontolegista, perito criminal, escrivão de polícia civil, agente de polícia civil, perito papiloscopista, agente carcerário, auxiliar de necropsia e auxiliar de perito criminal.

Em 2004, o então governador Flamarion Portela realizou o primeiro concurso público da polícia civil, sendo que os primeiros policiais concursados iniciaram o curso de formação no antigo Instituto Superior de Segurança e Cidadania de Roraima no dia 2 de fevereiro de 2004, finalizando em 18 de junho do mesmo ano.

No dia 19 de julho, os aprovados tomaram posse como policiais civis. Entretanto, no período de 2004 a 2015 foram realizadas sete nomeações, totalizando 1052 nomeações de policiais.

Nestes 20 anos, a Polícia Civil de Roraima vem se destacando pelas avançadas investigações, com respostas rápidas à sociedade, uso de tecnologias de ponta e perícias como grandes aliadas na resolução de crimes. Delegacias modernas e treinamento contínuo garantem um serviço cada vez mais eficiente.

Hoje, dia 19 de julho, comemora-se os 20 anos da institucionalização da Polícia Civil, quando a primeira turma de policiais tomou posse, e também a posse da segunda turma de 196 novos policiais.